Entenda porque seu pet precisa tomar água
23/06/2021Todos nós sabemos qual é a importância da água para nosso organismo. No entanto, você já parou para pensar o que ela representa para a saúde dos animais? A água regula grande parte das funções no corpo dos pets. Além de lubrificar as articulações e regular a temperatura, é esse líquido fresquinho que faz com que vitamina e minerais sejam absorvidos pelos bichinhos.
Pensando nisso, a Nutrire preparou uma ação imperdível: comprando 1 pacote de Monello, você ganha um bebedor de passeio, que se encaixa em uma garrafa de água mineral. Legal, não é mesmo? E mais, para deixar você por dentro do assunto e ajudar o seu melhor amiga a tomar a quantidade ideal de água por dia, a Dra Luana Sartori separou algumas dicas:
Como saber a quantidade ideal que o pet deve consumir?
É muito fácil saber a quantidade diária necessária do animalzinho. Para cada 1 kg ele pode ingerir 100 ml de água, podendo variar conforme a forma como ele gasta energia. Se o pet se movimenta menos, o consumo pode ser menor e vice-versa.
Água fresca e sempre à disposição
Com bebedores como esse que a Nutrire preparou para o seu pet, é mais fácil deixar a água livre de contaminação. Isso porque a garrafa encaixada no bebedor faz com que o liquido se movimente com mais frequência, de acordo com a quantidade de água que o seu animalzinho está bebendo.
Como incentivar o pet a beber água?
Alguns animais não consomem a quantidade ideal de água por dia. Felinos, por exemplo, costumam ter mais problemas renais por conta da baixa ingestão.
A dica para que seu gatinho tome mais água é espalhar vários potes pela casa, de diferentes formatos e materiais. Além disso, coloquei umas pedras de gelo na água, o que vai deixá-la ainda mais refrescante.
Para os cães que não consomem tanto, estimule a ingestão com fontes de água. O acessório faz com que a água circule deixando-a ainda mais fresca.
Manter o potinho limpo é fundamental
Não é apenas a água que deve ser limpa e fresca, o pote do pet deve ser higienizado constantemente. Animais apreciam a limpeza dos utensílios de alimentação e, claro, do ambiente em que vivem.
Não esqueça da água durante passeios
Animais sentem sede durante exercícios físicos, sejam caminhadas, corridas ou brincadeiras. Leve sempre uma garrafinha com água durante os passeios e ofereça a bebida ao pet constantemente.
Atente aos sinais de desidratação
Alguns sinais podem indicar que o pet está desidratado. Gengivas e língua seca, apatia, e respiração ofegante já são indícios de algo que não está bem e o animal precisa de atendimento médico.
Outra forma de identificar o problema é analisar se há falta de elasticidade na pele, puxando-a levemente na altura do dorso, entre a região cervical e a lombar. Se ao soltar ela não voltar rapidamente ao normal significa que o bichinho pode estar desidratado. Consulte o veterinário se o pet apresentar qualquer diferença no comportamento ou hábitos de alimentação.